A Secretaria Municipal Administração Finanças e Planejamento é o órgão responsável pela supervisão e coordenação de todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, referentes aos serviços de recursos humanos, expediente e arquivo.
- Controle geral do almoxarifado: registro patrimonial de bens públicos, compras e suprimento de materiais e serviços.
- Desenvolvimento e coordenação do processo de planejamento da Administração Municipal em todos os seus aspectos.
- Elaboração leis de diretrizes orçamentárias anuais, plano plurianual e orçamentário.
- Controle das dotações orçamentárias, auxiliar e dar publicidade nas licitações municipais, elaborar projetos de leis, leis, decretos, portarias e demais atos oficiais do executivo, dar publicidade e registro.
- Integrar e promover a política do Município, elaborando e coordenando planos, programas e projetos de acordo com as diretrizes pré-estabelecidas para a política municipal.
- Promover a modernização administrativa com a implantação de serviços e equipamentos adequados.
- Órgão responsável pelas atividades relativas a recursos humanos, implantando programas de capacitação, modernização e valorização de pessoal.
- Executar outras tarefas correlatas.